Sacolas plásticas: consumidores precisam reagir, segundo o Idecon
No último dia 4 de maio fez um mês que os Consumidores de varias Cidades do Estado de São Paulo estão fazendo compras sem ter como levar para as suas casas.
Usando caixas de papelão, sacolas não higienizadas e muitas vezes deixando de comprar o necessário por não ter como levar o que comprou. Denúncias de que a Associação Paulista dos Supermercados ameaça os estabelecimentos que quiserem distribuir as sacolas chegam a todo instante, os Supermercados estão perdendo as suas vendas por causa desta campanha de que as sacolas prejudicam o meio ambiente, uma grande mentira propalada pela Apas e absolvida por alguns políticos matreiros e desinformados. Enquanto isto a Luta continua, varias Cidades do Estado estão elaborando Leis para manter a distribuição das sacolas, Guarulhos na Grande São Paulo e a Cidade de Franca no interior de São Paulo já fizeram a sua parte. Orientamos os Consumidores das demais Cidades a procurarem os Vereadores e Prefeitos para cobrar deles Instrumentos Legais que garantam aos Consumidores as Embalagens Gratuitas seguras e higiênicas para transportar as Compras.
É preciso reafirmar que não somos contra a preservação do meio ambiente o marco regulatório já está posto que é a Política Nacional de Resíduos sólidos baseada na Lei 12305/2010 que coloca a responsabilidade de preservação do Planeta nas mãos de toda a Sociedade e as sacolas, ao contrario do que dizem alguns não são danosas ao meio ambiente. Os Supermercados estão fugindo das suas responsabilidades, já que estão na condição de geradores dos resíduos sólidos e devem em conjunto com a Indústria dá o destino final a tudo que geram, as sacolas plásticas são retornáveis, reutilizáveis e recicláveis. Por tudo isto é que afirmamos que esta Campanha é econômica, ou seja, os Supermercados encontraram mais uma forma de ganhar dinheiro, primeiro com a venda das sacolas, ou seja, se elas forem gratuitas prejudicam o meio ambiente se forem pagas não, ganham dinheiro com a venda dos sacos de lixo que também são de plásticos e ganham dinheiro com a venda de outros modelos de sacolas, as tais retornáveis. O mais triste de tudo isto é que tem membro do Ministério Publico de São Paulo que está contribuindo para os Supermercados ganharem mais dinheiro e ainda Políticos com intenções duvidosas nesta questão.
Enquanto a nós Consumidores o que nos resta é reagir, devemos nos mobilizar por todo o Estado de São Paulo, protestando e fazendo valer o Nosso Direito.
Fonte: http://mogitronic.com.br/?p=806
Nenhum comentário