publicoalvo.net

Fale Conosco 21 99780-6014
Atendemos a todo Brasil

Você está no nosso blog.
Fique informado periodicamente sobre as mais variadas notícias do setor.

x

Para receber informações sobre novos modelos, materiais, promoções e outras notícias de Público Alvo, preencha os campos abaixo e faça seu cadastro.

Agas vai ampliar debate sobre sacolas plásticas.

05Abr
05abr2012, quinta-feira - 08h58

Os supermercadistas gaúchos consideram prematura a eliminação de sacolas plásticas do varejo, adotada em estados brasileiros como São Paulo e Minas Gerais. A afirmação é do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que realizará, no dia 11 de abril, a segunda edição do “Fórum Agas das sacolas plásticas: problema ou solução?”, reunindo ambientalistas, especialistas consumidores, varejo, indústria e autoridades para debater os reais impactos do uso dos sacos plásticos no varejo e a criação de alternativas e de campanhas de redução do consumo das sacolas.
Para o dirigente da Agas, a praticidade e a modernidade criaram hábitos e necessidades que as outras alternativas à sacola plástica não oferecem. “Além disso, ainda é cedo para decretarmos que o plástico tradicional é o maior vilão, já que aditivos de biodegradação criados no passado já se comprovaram ineficazes e até mais prejudiciais ao meio ambiente do que as sacolinhas comuns”, explica Longo, lembrando que o material chamado oxibiodegradável, apontado como solução há alguns anos, hoje é comprovadamente mais danoso à natureza.

Divisão de responsabilidades – A intenção do presidente da Agas, ao propor o fórum, é congregar todas as partes envolvidas no processo para esclarecer as responsabilidades. “O problema é estrutural e este é um trabalho que deve ser feito a quatro mãos, com varejo, indústria, poder público e consumidores. É importante, por exemplo, profissionalizar as cooperativas de trabalhadores, agregando valor aos plásticos através do beneficiamento. O plástico tem o mesmo poder calorífico do diesel”, exemplifica Longo. Segundo ele, esta é uma questão que envolve não apenas os supermercados, como outros segmentos do varejo. “Conclamaremos a participação de todas as entidades de classe do comércio”, antecipa Longo.
Estudos da Agas mostram que 65% das sacolas plásticas ainda saem dos caixas sem ter sua capacidade total utilizada, e que 13% dos gaúchos levam sacolas extras para outras utilizações em casa.

Fonte: http://www.leouve.com.br/geral/negociosemercados/porto_alegre_bento/ver/agas_vai_ampliar_debate_sobre_as_sacolas_plasticas-88646.html
 

Nenhum comentário

Recomende este produto

x