Meio ambiente é um fator cada vez mais importante nas decisões de compra dos consumidores
Uma pesquisa realizada pela TetraPark com cerca de seis mil consumidores de 12 países diferentes aponta que mais de 75% do público considera que o desempenho ambiental das embalagens têm influência sobre a marca.
O estudo revela também que há uma demanda crescente por produtos ambientalmente corretos. Dois terços dos entrevistados disseram ter adquirido produtos ecológicos, mesmo quando os preços são mais altos. A mesma proporção também ter evitado marcas ou itens específicos devido a preocupações ambientais.
Os fatores relacionados ao meio ambiente foram considerados uma forte influência na escolha das marcas de bebidas principalmente nos países em desenvolvimento. Na Índia, na China e na Turquia, mais de 60% dos entrevistados disseram que sempre procuram informações ambientais sobre as bebidas que compram, em comparação com menos de 25% dos consumidores dos países desenvolvidos.
Uma outra pesquisa mostra que a maioria dos fabricantes de alimentos incluiu a questão “meio ambiente” em sua estratégia de negócios. Mais da metade estão focados na utilização de materiais de origem certificada e investindo em matérias-primas renováveis como diferenciação do produto.
Brasil
De acordo com a pesquisa 61% das empresas brasileiras priorizam as questões ambientais na estratégia de negócios, uma média superior aos outros países pesquisados (46%). Os consumidores brasileiros também se destacaram em comparação aos demais: 51% dos entrevistados afirmaram que procuram informações nas embalagens se o produto é ecologicamente correto e 46% acreditam que as opções cartonadas são as melhores.
No Brasil 39% das empresas possuem a certificação FSC, um crescimento de 26% em apenas dois anos, se comparada à pesquisa de 2013, com 23% das empresas certificadas naquele ano, por exemplo.
Fonte: Embalagem & Tecnologia
Nenhum comentário