Conheça as funções das embalagens
De início, as embalagens do que era comercializado ou oferecido no mercado tinham apenas as funções de conter, proteger e viabilizar o transporte dos produtos. Ao longo dos anos, a atividade econômica aumentou e, com isso, elas ganharam novas funções: informar o consumidor, comunicar-se com ele e vender os produtos a partir de visuais atraentes.
As embalagens desempenham funções junto às empresas e à sociedade e são um componente importante da atividade econômica dos países industrializados. Conheça alguns desses papéis em detalhes:
• Proteger à saúde: as embalagens são responsáveis por proteger todos os produtos e garantir à sociedade que eles são apropriados para o consumo.
• Evitar desperdícios: a embalagem é fundamental nos processos logísticos de qualquer setor da economia ao otimizar a ocupação de espaço e facilitar o manuseio nas etapas de transporte, armazenagem e distribuição. O resultado são ganhos econômicos e ambientais: distribuir mais produtos em uma mesma viagem, reduzir as perdas e diminuir a quantidade de CO² liberado na atmosfera pela queima de combustível.
• Educar: o fato da embalagem fazer parte do cotidiano de todas as pessoas faz dela uma das plataformas de educação mais abrangentes. Ela contém informações escritas e visuais acessíveis a todos. No caminho da inclusão social, os deficientes visuais também já encontram informações em braile em algumas embalagens.
• A função da embalagem para o consumidor: consumidores cada vez mais informados e inseridos em um mundo moderno e dinâmico demandam produtos e serviços que ofereçam praticidade, conveniência, individualização, customização e adaptação às suas necessidades específicas – racionais e emocionais. A embalagem deve facilitar o cotidiano do consumidor e proporcionar mais do que benefícios funcionais específicos. Ela deve evoluir constantemente e responder da forma mais completa possível às novas demandas de consumo.
• A função da embalagem para a indústria de bens de consumo: a embalagem participa na composição de custo do produto e o desafio cotidiano é justamente melhorar a sua utilização. Além disso, ela impacta diretamente no consumidor e é o canal de relacionamento das marcas e dos produtos com este público.
• A função da embalagem para o varejo: o varejo vê a embalagem como um importante elo entre os diversos segmentos da cadeia produtiva; o elo que agrega valor a estes segmentos. É a embalagem que materializa a marca ao expô-la no ponto de venda e expressar sua imagem, seu padrão de qualidade e seu posicionamento de preço.
Nenhum comentário