Você sabe o que é flexografia?
Você já pensou em como são feitas as impressões de tintas nas embalagens dos produtos que você vê no mercado? O nome desse processo é flexografia e ele já se tornou o principal processo de impressão no mundo.
A “flexo” imprime sobre diversos tipos de materiais flexíveis, como papel, plásticos em geral, alumínio e papelão ondulado. A parte mais importante do processo é a aplicação das tintas, que podem ser de três tipos: à base de água, à base de solvente e UV curável. Devido à utilização de tintas líquidas, esse sistema é um dos mais versáteis que existe, garantindo a possibilidade de uso de diversos materiais e superfícies como áreas de impressão.
Além disso, elas são compostas de pigmentos auxiliares de processo como aceleradores ou retardadores de secagem, aditivos e ligas, bem como foto de inciadores. Os auxiliadores de processos e os aditivos fazem com que as propriedades da tinta sejam customizadas, como resistência à abrasão, flexibilidade, aplicação, densidade ótica e vigor da tinta.
O processo de impressão flexográfica pode ser divido em banda estreita e banda larga. A banda estreita refere-se à impressão de rótulos, etiquetas e adesivos; a banda larga diz respeito à impressão de embalagens e também às áreas de editoração, papeis de presente, rótulos, cerâmicas e outras aplicações.
Nenhum comentário