IPEM realiza operação natalina pra verificação de embalagens
Vários estabelecimentos comerciais do Estado de São Paulo estão recebendo a visita dos funcionários do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) durante o mês de dezembro.
A “Operação Ipem Presente - De olho nas compras” tem como objetivo verificar os produtos destinados às festas de fim de ano, fazendo análise em laboratórios de vários locais, incluindo a região de São José do Rio Preto.
Segundo a Assessoria de Imprensa do Órgão, no primeiro dia de fiscalização 29,41% dos 88 produtos pesquisados foram reprovados, apresentando diferenças de peso entre o rela e o informado na embalagem.
“Os erros foram encontrados em itens como panetones, frutas secas, frutas cristalizadas, biscoitos, chocolates e cerejas”.
Segundo o superintendente do Ipem-SP, José Tadeu Rodrigues Penteado, o período de festas de fim de ano é marcado por muitas ofertas de produtos específicos. “As ações de fiscalização têm como objetivo reduzir as fraudes contra os consumidores para que eles possam levar a quantidade exata pela qual pagou”.
Já no segundo dia de Operação, o Ipem-SP reprovou 21,79% dos 179 produtos natalinos mais consumidos nesta época do ano. “No mesmo período do ano passado 18,5% dos itens analisados estavam irregulares”.
Os produtos analisados foram caminhos de mesa natalinos, embalagens para presentes, entre outros.
Penteado ressalta que houve um crescimento de 3,24% nas irregularidades em relação ao ano passado. “O Ipem-SP irá intensificar a fiscalização até a véspera do Natal, objetivando inibir prejuízos ao consumidor”.
As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao Ipem. A multa varia de R$ 100 e R$ 1,5 milhão, dobrando na reincidência.
SAIBA MAIS
Dentre os produtos analisados na região de São José do Rio Preto, 10 itens foram reprovados.
A Operação “De olho nas compras” tem como objetivo intensificar a fiscalização de produtos pré-medidos (medidos e pesados sem a presença do consumidor), verificando se a quantidade real do produto corresponde à indicada na embalagem.
Além disso, os consumidores também podem denunciar os estabelecimentos, quando presenciar ou desconfiar de alguma irregularidade.
As denúncias podem ser feitas através do telefone 0800-0130522.
Fonte: http://www.oregional.com.br/portal/detalhe-noticia.asp?Not=268870
Nenhum comentário