Tendências para embalagens em 2016
A Mintel, agência especializada em inteligência de mercado, anunciou as seis principais tendências para o mercado global de embalagens, durante 2016.
As marcas investirão em edições personalizadas e limitadas para ganhar vantagens econômicas no mercado.
Exibição dos produtos
Os consumidores vão exigir mais informações sobre o que eles estão comprando e buscam menos confusão nas embalagens.
Os atributos funcionais e de segurança do produto devem ser comunicados com transparência total.
Flexíveis e funcionais
Quase um terço, 32%, dos consumidores associam embalagens flexíveis à modernidade e as marcas estão investindo em oportunidades nessa área. As marcas inovadoras olharão para a próxima geração de híbridos rígidos/flexíveis que oferecem benefícios funcionais e ambientais, juntamente com grande presença de prateleira.
Mais do que sustentabilidade
Cerca de 63% dos consumidores dos Estados Unidos afirmaram que as embalagens reutilizáveis são um motivo chave de compras. Quando o preço e a qualidade do produto são percebidos com igualdade, os consumidores irão se voltar para as alternativas ecológicas como fator decisivo de compra.
O tamanho e a portabilidade
As marcas devem oferecer maior gama de tamanhos de embalagens já que, de acordo com 50% de consumidores de snacks, preocupados com a saúde, eles estariam dispostos a experimentar um novo produto se ele viesse em um tamanho pequeno como teste, voltado para ocasiões práticas.
Embalagens tecnológicas
Ao contrário da geração anterior, que incluiu códigos QR e texto desajeitado, desta vez, proprietários de marcas estão investindo na comunicação de campo próximo (NFC – Near Field Communication) e bluetooth de baixa energia (BLE) como tecnologias primárias.
O ambiente móvel vai se tornar a nova linha de frente na batalha para ganhar os corações e as mentes dos consumidores.
"As marcas e fabricantes inovam para manter os consumidores globais, não só envolvidos, mas para desenvolver fidelidade à marca, que está se tornando, cada vez mais, intangível nesse momento atual, quando os consumidores têm mais opções do que nunca em produtos embalados”, afirma David Luttenberger, diretor global do departamento de embalagens da Mintel.
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