Sacolas plásticas não são o problema. O debate verdadeiro é outro
O Brasil é um país engraçado, vive a se meter em debates acalorados e inúteis como se no final fossem a solução para a lavoura nacional. A estultice da hora é a eliminação das sacolas plásticas usadas em supermercados.
O plástico das sacolas é um problema ambiental que considero residual, um amigo da área me disse que ele sequer é responsável por 5% dos problemas de agressão ao meio ambiente por resíduos sólidos.
O problema é outro, mas especificamente as embalagens chamadas ‘one way’, as pets que você leva pra casa e ao consumir o produto joga a embalagem fora. É o caso do óleo de cozinha, o shampoo, o condicionador de cabelo, o tubo de pasta, os alvejantes, o copinho plástico das festas e que você usa no escritório. Enfim há uma gama de outros produtos que não estão despertando essa histeria nas redes e causando iniciativas apressadas de parlamentares em todo o País.
A questão seria melhor atacada se nós criassémos políticas públicas voltadas para incentivar as embalagens “double way”, aquelas que você compra, usa o produto e depois reabastece. E ai o melhor exemplo é o da cerveja/refrigerantes em garrafa, que vai e volta várias vezes ao mercado e a fábrica. Esse é o caminho.
Fonte: http://acritica.uol.com.br/blogs/blog_do_severo/Sacolas-plasticas-estultice-hora_7_660603939.html
Nenhum comentário